quem somos - idas

A busca em desenvolver potencialidades significativas para o romper das travas emocionais, muitas vezes responsáveis pelo impedimento do ser humano em alcançar a vida que tanto deseja, é o que justifica a realização deste trabalho.

Este instituto traz como principal embasamento a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, em que traz como principal base o direito de todas as pessoas na participação livre de desenvolvimento e a contribuir para esse desenvolvimento desfrutando de maneira ativa, livre e significativa. Ainda segundo proclama a Declaração Universal dos Direitos do Homem, 

Como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações. A fim a que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades […] (BRASIL, 1948).

Ainda comungando com a Declaração sobre o Direito e a Responsabilidade dos Indivíduos, Grupos ou Órgãos da Sociedade de Promover e Proteger os Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais Universalmente Reconhecidos (Defensores de Direitos Humanos), os indivíduos, grupos, instituições e organizações não governamentais assumem importante papel a desempenhar a responsabilidade de contribuir, conforme necessário, para a promoção do direito de todos a que reine, no plano social e no plano internacional, uma ordem capaz de tornar plenamente efectivos os direitos e liberdades.

Assim este instituto estabelece sobre a importância ao atendimento as pessoas para que elas possam aprimorar-se de ferramentas cabíveis para seu desenvolvimento pessoal de forma significativa para que aja uma transformação consistente e duradoura.

O INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E APOIO SOCIOEMOCIONAL – IDAS, orgulha-se em prestar seus serviços em todas as camadas socais, atendendo as variadas necessidade na área psicossocial do ser humano. 

O IDAS, conta com parcerias de equipe multiprofissionais qualificados, tais quais: Psicólogos, Assistentes Sociais e Terapeutas. 

O nosso trabalho é voltado pra área da saúde mental, álcool e outras drogas, mediações de conflitos familiares, assistência social, empoderamento do ser, terapias grupais, etc.

NOSSA HISTÓRIA

Tudo começou com o assassinato da mãe do idealizador, fundador e diretor do instituto IDAS, no ano de 1991 por traficantes, em uma comunidade no RJ.  Através de realizações de trabalhos voluntários em instituições de acolhimento de usuários dependentes de Substâncias psicoativas, álcool e outras drogas no município de Itaguaí- RJ, no ano de 2019, e, por acreditarmos que cada Indivíduo tem uma potência dentro de si pronta para ser acessada, surgiu, então, a ideia de criar algo que pudesse fazer diferença na vida das pessoas. Com um grupo de pessoas que Sonhava com algo completamente novo, tivemos uma visão grandiosa de criar o Projeto CEUDAS (Centro Unificado de Desenvolvimento e Apoio Socioemocional), dando apoio emocional, psicológico, treinamentos de autoconhecimento, palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas. Estimulados pelo desejo de mudanças e com as habilidades certas, juntos, estabelecemos o INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL RJ – IDAS, que é uma instituição filantrópica sem fins lucrativo e tem como objetivo de colaborar com a sociedade à alcançar uma perspectiva de vida mais positiva e fornecer a ela todas as ferramentas necessárias para chegar lá.

Missão

Trabalhar por todos os meios ao seu alcance pelo bom desempenho do desenvolvimento humano em sua potencialidade.

Visão

Ser reconhecida por sua excelência na promoção do desenvolvimento humano em sua totalidade e na qualidade dos serviços prestados a sociedade com acolhimento humanizado, sustentabilidade e transparência.

Valores

Ética, credibilidade, imparcialidade, responsabilidade social, transparência, modernidade e solidariedade. 

 

Objetivos

Executar ações e projetos visando a promoção da assistência social, psíquica, cultural, educacional, desportiva, socioambiental, inclusão social entre os pares e promover cursos de capacitação e treinamentos de desenvolvimento pessoal.

Objetivos Específicos:

  • Oferecer treinamentos de desenvolvimento pessoal, workshops, palestras e rodas de conversas temáticas para uma conscientização e mobilização social, e, instruir sobre os conceitos da estrutura familiar e desenvolver mediação de conflitos. Conscientizar sobre cidadania e valores socioambientais dentro do conceito de desenvolvimento humano e a inclusão social.
  • Realizar curso  de empregabilidade e apresentação pessoal;
  • Oferecer acolhimento humanizado e escuta qualificada a todo público em geral, através de profissionais voluntários.
  • Realizar cursos de capacitação para pessoas envolvidas em projetos com dependentes químicos.
  • Estimular a visão empreendedora e colaborar para que a População possa descobrir o seu propósito, desenvolver a autoconfiança e a capacidade de ver oportunidades onde ninguém vê. 
  • Proporcionar atividades artísticas e culturais, permeadas pela reflexão sobre o exercício da cidadania;
  • Promover o bem estar através da prática de atividade física estimulando a população na realização de exercícios orientados.

Em meio a tantas informações e desinformações em que o cérebro humano é bombardeado constantemente na Era Digital, as pessoas estão ficando cada vez mais reféns da própria mente com pensamentos perturbadores, tornando-se ansiosas, frustradas e com baixo limiar para suportar tantas cobranças que lhe são impostas. Estes são tempos sombrios em que o futuro da humanidade é imprevisível.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que a população Brasileira Chegou a 213,3 milhões de habitantes, no ano de 2021.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 18,6 milhões de brasileiros convivem com transtorno de Ansiedade, e, é o segundo país das Américas com o maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população. A organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), destaca o aumento devastador da pandemia de COVID-19, sobre a saúde mental e o bem-estar da população das Américas. Os dados analisados mostram que mais de 04 em cada 10 brasileiros tiveram problemas com ansiedade, dentro das estatísticas apontam para o aumento da violência doméstica. Conforme o OPAS a saúde mental há muito tempo tem sido negligenciada pela Saúde Pública nas Américas e alerta para a necessidade de incorporar planos para atender as demandas.

Justificativa

Finalidade

O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade colaborar para uma boa saúde mental da sociedade e desenvolver o processo de autoconhecimento de cada indivíduo de modo a contribuir na superação de seus desafios pessoais, oferecendo ferramentas cabíveis para que saiam dos bastidores como meros expectadores e assumam responsabilidades como protagonista no palco vida sendo responsável por seus resultados, saindo de sua zona de conforto e trazendo reflexões sobre os paradigmas criados no decorrer das experiências vividas e motivá-las para a sua transformação pessoal.

A neurociência juntamente com a psicologia comportamental tem trazido vastos esclarecimentos sobre as organizações mentais e despertar as mentes para o potencial máximo de sua existência nunca foi tão discutido como na década atual.

Cada vez mais o homem tem buscado conhecer a si mesmo e se reconhecer em sua totalidade, o que nos tem feito refletir sobre a real existência da humanidade e para que ela veio. Assim as possibilidades de superação reafirmam sobre a importância de repensar em propostas que favoreçam a construção de um novo olhar e novas perspectivas sociais para este grupo de indivíduos.

Este Instituto se utiliza de ferramentas e técnicas, arcabouço teórico nas áreas de Neurociência, Psicologia, Filosofia, Psicanálise, Bibliologia, entre outros. São desenvolvidas como treinamento em todos os projetos e ações promovidas afim de contribuir no processo de transformação do indivíduo em conhecer a si mesmo, perceber-se e tomar consciência dos pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos inadequados em sua vida diária. Este processo terapêutico, nada mais é do que o desvendar de conflitos internos e externos que causam sofrimento subjetivo na vida das pessoas.

Ao longo do treinamento são aplicadas algumas áreas do saber cientifico, como: estudo da neurociência, onde é apresentado de forma conceitual o funcionamento do cérebro e dentro desta perspectiva afim de evidenciar as armadilhas da mente, a auto sabotagem, bem como conceitos do aparelho psíquico da psicanálise, conceitos filosóficos, bíblicos, etc.

O treinamento tem como principal objetivo promover mudança de pensamento através da junção de conceitos teóricos, técnicas e ferramentas.

Desenvolvimento

Doar é um ato de amor!

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá,
Como podemos te ajudar?